Oi, amigos !

Os mais novos e os mais esquecidos certamente estranharão o título do blog, mas posso explicar.

No tempo em que minha mãe era criança, as escolas adotavam os livros de leitura de Felisberto de Carvalho. Livros feios, sem cor, de textos moralistas, mas o segundo volume tinha um desenho do diabo, do cão como se costumava chamar. E era um sucesso.

Como muitas crianças saíam da escola antes de lerem o segundo livro, as que continuavam eram consideradas sabidas, o próprio " cão do segundo livro".

A expressão, aqui no Nordeste , passou a designar pessoas sabidas ou metidas a sabidas. Não sou uma coisa nem outra, o título vai em homenagem a mamãe que não leu o tal volume, e a meu primo Assis que leu e muito bem.

Feliz ANO NOVO para todos.

Cleo

sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO !!!

      Na noite de ano, eu gostava de ficar um tempo na calçada com meu pai . A minha intenção era de descansar as pernas de tanto foguetear na festa de rua , além de ouvir e comentar os cumprimentos que ele recebia . A um "boas entradas", eu respondia "boas saídas", a um animado "boas festas " eu lembrava que era uma festa só, até que meu pai me mandava passear, literalmente, se não quisesse entrar e romper o ano novo dormindo. Um dia alguém mais falante desejou "boas rompidas"e eu tive o bom senso de sair correndo e rir longe do meu pai.
     A todos, um Feliz Ano Novo, com ou sem entradas, saídas e rompidas.
                                                                                Cleo

2 comentários:

  1. kkkkk Adoro suas histórias! Com certeza vou ficar viciada aqui como as tradesde domingo na sua casa da CDU...Bijos e saudades

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk
    Morri de rir com essa...
    beijos

    ResponderExcluir